«Integram o património cultural as realidades que, tendo ou não suporte em coisas móveis ou imóveis, representem testemunhos etnográficos ou antropológicos com valor de civilização ou de cultura com significado para a identidade e memória coletivas.»
No sentido da valorização e divulgação patrimonial, os conceitos servem de sustentação a uma linguagem e entendimento que, não sendo universal, determinam políticas comuns e relacionamentos entre os estados ou entre as comunidades.
Serve esta obra para estimular a reflexão sobre e levar à sensibilização para alguns aspetos, que podem ajudar a melhor compreender a ideia de salvaguarda do património cultural.
O legado gastronómico, vivo e dinâmico, é um direito coletivo, que confere aos seus detentores uma identidade própria, responsabilizando-os, ao mesmo tempo, pela sua partilha como património da humanidade. Trata-se de garantir a vivência das sociedades em função das suas especificidades, dando-lhes a oportunidade de influenciar, ou seja, deixar a sua marca.