HERSILGO (pseudónimo de Hernâni da Silva Gomes) nasceu (no dia de carnaval de 1943) no lugar de Brunhido, freguesia de Valongo do Vouga, Águeda, e onde viveu a infância e parte da sua juventude.
Fez formação académica sequencial e muito variada – iniciada com o Curso Geral de Comércio na ECIÁgueda (1958), Perito Contabilista no Instituto Comercial do Porto, vindo mais tarde e já em Lisboa e no decorrer de vida profissional a completar as licenciaturas em Economia, em Auditoria, e a PG em Fiscalidade e Mestrado em Gestão de Projetos.
Regressado da tropa em Angola onde foi Alferes de Intendência e Comandante do PINT 1218 sedeado em Vila Teixeira de Sousa (agora vila do Luao, no Moxico), iniciou carreira profissional como Diretor Geral de empresa têxtil com sede em Lisboa (Lesilan/Lanidor), onde esteve onze anos e que era extensão comercial de importante unidade industrial sedeada em Valongo do Vouga.
Depois, entre diversas ocupações, além de ter sido Professor do Secundário nas áreas da Contabilidade e Fiscalidade – foi 20 anos Inspetor Principal no MFinanças – e aposentado, consultor e conferencista no âmbito da Fiscalidade e Auditoria. No interim, fundou ou participou na gestão de empresas próprias – áreas comercial textil, telecomunicações, imobiliário e até agropecuária (avestruzes).
A par dessas atividades, sempre e desde cedo revelou queda para as Letras e em especial – Cultivando Versos – alguns publicados nos jornais locais – Soberania do Povo – ou – Jornal de Valongo do Vouga – e de que recuperando e coletando alguns, compilou editando em Fev2014 o seu primeiro
Livro: “ Cultivando VERSOS”, o que o estimulou continuar a escrita de VERSOS – aqui materializada na edição deste Segundo Livro – Nova Sementeira de Versos – aliás como já o fizera anunciar aquando da edição do primeiro livro (Cultivando Versos).