Ao escrever este livro procurei exemplificar situações imagináveis que podem ocorrer durante qualquer relação entre dois cônjuges em qualquer local do planeta, com qualquer cultura ou educação, costumes e tradições. Situações imaginárias que podem ocorrer na vida de qualquer casal, seja morando no centro nervoso de Manhattan ou num solitário iglu no interior da Groenlândia. Tem este livro a finalidade de levar ao cônjuge que pensa em se separar, uma reflexão para que possa aproveitar a chance que este tem em não se separar, e talvez esta reflexão ajude a perceber que poderá haver circunstâncias antes não levadas em consideração pela parte que “acha” que deseja a separação, podendo intervir no destino do casal, seja para ficar junto ou não.
Foi tomado extremo cuidado, precaução e cautela, para que as imaginárias situações abordadas fossem bem e ao extremo generalizadas, evitando desta forma qualquer espécie de ponderação sobre casos particulares e pessoais.
Os exemplos citados são imbuídos de uma conotação que possa fazer o leitor refletir sobre estas imaginárias situações, que poderão fazer parte do quadro de qualquer casal em crise, para que derivações e conclusões possam ser retiradas e adaptadas à rotina dos leitores, que poderão desta forma desenvolver pensamentos e atitudes saudáveis que poderão contribuir para um melhor relacionamento com seu respectivo cônjuge.