Marcos José de Andrade Carqueja, nasceu em Florianópolis no ano de 1959, Estado de Santa Catarina, tendo sido criado na cidade do Rio de Janeiro, no Estado com o mesmo nome. Formado em Direito pela Universidade Estácio de Sá, advogou por vinte anos quando, nos últimos anos do século passado, resolveu abandonar a vida jurídica para dedicar-se exclusivamente ao seu projeto literário.
Com a respectiva diminuição da sua renda, teve que voltar a fabricar pranchas de surfe, pois naquela época tinha um filho em idade escolar. Mas nos vinte anos de advocacia, só tinha sobrado tempo para surfar e não para “shapar” pranchas. Diante de uma urgente necessidade financeira e de atualização como shaper, procurou o curso internacionalmente conhecido, do shaper Henry Lelot. Foi quando, então, teve conhecimento do surgimento das pranchas de epóxi e com afinco pesquisou, junto com Lelot, as novas possibilidades de desempenho das pranchas, em face dessa nova tecnologia.
Posteriormente, maravilhado com o desempenho das pranchas com o material desenvolvimento tecnologicamente pela Keahana – Triaxial EPS Epoxy Concept, foi seu representante em Florianópolis, Santa Catarina.
Depois de um interregno de uns dez anos, após o abando da vida surfística, o poeta – conforme ele mesmo gosta de se identificar – inaugura a sua vida literária com esta primeira obra.