Filippo D’Anello nasceu em Belvedere Marittimo, cidade da Calábria, Itália. Começou cantando ainda criança no Convento dei Cappuccini um pouco antes de imigrar para o Brasil, em 1955. Em 1965 gravou seu primeiro EP na Gravodisc de Santos, a partir daí começou a fazer parte do movimento da Jovem Guarda e a participar dos programas dominicais de Roberto Carlos, que o chamava de O Italianíssimo nas apresentações.
Nos próximos anos lança vários compactos de sucesso que marcaram os anos 60 no Brasil.No início dos anos 70, já como artista consagrado, passou a atuar em filmes e a participar de musicais como ator e cantor. Compôs trilhas-sonoras para mais de trinta filmes e novelas. Em 1982 estreia o programa de rádio Parlando D’Amore, que passou a divulgar a popular música italiana e que perdura até hoje.
Produziu, fomentou e apresentou diversas edições do Festival de Sanremo, lançando no Brasil, os cantores Eros Ramazzotti, Laura Pausini, Amedeo Minghi, Andrea Bocelli e outros artistas hoje consagrados no mundo inteiro.