Maria Filomena Martins Castanheira de Amorim Galvão é natural de Almada. É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de português/inglês, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa. Fez a parte curricular do Mestrado em Lexicologia, também na FCSH.
Fez, ainda, mestrado em Língua e Cultura Portuguesas, Português Língua Segunda/ Língua Estrangeira na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Defendeu a tese em 2012. É professora de português há cerca de trinta e cinco anos.
Realizou o curso de Formação de Formadores do Instituto de Emprego e Formação Profissional e acumulou funções durante dois anos.
É apaixonada pelas áreas de desenvolvimento pessoal (Reiki, Meditação, Coaching, PNL…). Fez um curso de Meditação, certificação internacional de Coaching e certificação em PNL- Practitioner.
Elaborou o prefácio da obra ”Crónicas à 6.ª”, da autora Suzana Abreu, publicado pela Editorial Minerva, em novembro de 2013.
Participou na I Conferência Internacional sobre Multimodalidade, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com um paper designado ”Advertising: Multimodal meaning in Portuguese textbooks” na perspetiva d a Gramática do Visual.
Apresentou, no Fórum PLE-ICLP, um artigo sobre Multimodalidade intitulado”A publicidade enquanto tópico de ensino nos manuais de português – uma perspetiva multimodal”.
Foi colaboradora do grupo de investigação de Linguística: Linguagem, Cultura e Sociedade (GI 5) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Colaborou com o artigo “Gramática do Design visual — uma abordagem Multimodal” na revista n.º 7, de setembro de 2014, do Centro de Formação Almadaforma.
Colaborou na recente antologia poética “Entre o sono e os sonhos” da Chiado Books
Nas horas de lazer, gosta de viajar, ler, tricotar, praticar Hidrobike, Chi Kung, Yoga Kundalini e Biodanza.
Este romance surge do seu gosto pela escrita e numa fase em que, por questões de saúde, teve finalmente disponibilidade.