Diamantino Monteiro Marques
Professor de Ciências Físico-Químicas, aposentado, Diamantino Monteiro Marques nasceu em dezembro de 1947, na freguesia de Pampilhosa do Botão, concelho da Mealhada, a “terra de leitões”.
Estudou em Coimbra, no Liceu Normal D. João III, para onde se deslocava diariamente de comboio.
Terminou o Ensino Secundário no Liceu Central de Afonso de Albuquerque, na cidade da Guarda, donde partiu para prestar serviço militar obrigatório. Cerca de trinta e nove meses volvidos, passou à disponibilidade, depois de ter cumprido uma comissão militar, por imposição, em Moçambique, como alferes miliciano.
Durante onze anos, pertenceu aos quadros da refinaria da Petrogal, em Leça da Palmeira, Matosinhos. Nesse período, concluiu o curso de Engenharia Química no ISEP, como trabalhador/estudante.
Em outubro de 1984, na Escola Secundária de Pombal, iniciou a carreira docente como professor de Ciências Físico-Químicas. Seis anos depois, tornou-se professor efetivo na Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, em Gândara dos Olivais, Leiria. No Instituto Politécnico de Leiria, concluiu a licenciatura em Comunicação Educacional e Gestão da Informação.
Das etapas mais marcantes do seu percurso militar, das motivações que o levaram a redigir e divulgar este roteiro de memórias, o autor dá conta na rubrica de mim e da narrativa, que prefacia este despretensioso trabalho tingido de emoções.