Hélder C. Gonçalves nasceu no ano de 1956, na pequena aldeia raiana do interior beirão, Freineda, concelho de Almeida, distrito da Guarda.
Frequentou a escola primária da aldeia e emigrou para França, onde frequentou o ensino obrigatório.
Regressou a Portugal, onde prosseguiu os estudos no Colégio do Outeiro de S. Miguel e no Colégio de S. José, na Guarda.
Nesta cidade, concluiu o curso de Professor do 1.º Ciclo na Escola do Magistério Primário e, mais tarde, obteve a licenciatura na Escola Superior de Educação.
Exerceu a maior parte da sua carreira de docente por pequenas aldeias do interior, Baixo Alentejo, Pampilhosa da Serra, Vila Nova de Foz Côa, Aguiar da Beira, Guarda e Celorico da Beira.
Às gentes de outros tempos prestou sentida homenagem no seu livro 38 Testemunhos de um Povo, em cujos textos derramou muita da poesia que jorra da sua alma.
Em Bem Me Queres / Mal Me Queres – 100 Poemas, a sua poesia expõe, sem rodeios, o quotidiano, a ternura, o amor, a liberdade, a equidade, a pobreza, a repugnância, o sentimento de perda, o início, o fim, o futuro…
E como passou e dedicou a maior parte da sua vida aos pequeninos, não podia deixar de escrever um livro para eles, e, assim, nasce Hei de ser poeta, sim senhor, cativando e fazendo um verdadeiro chamamento aos mais pequenos para que escrevam… escrevam sem receios.