Kester Carrara

KESTER CARRARA, aposentado em 2019, foi Bolsista de Produtividade do CNPq de 2005 a 2016, Professor Associado (Livre Docente) do Departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências da UNESP, campus de Bauru, SP. Possui mestrado pela PU CSP (1981), doutorado pela UNESP (1996) e livre-docência pela UNESP (2003). Foi criador e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Delineamentos Culturais (GEPEDEC), certificado pela UNESP e cadastrado no CNPq e pesquisador do Laboratório de Aprendizagem, Desenvolvimento e Saúde (LADS) da Unesp. Foi, também, professor de cursos de graduação e dos programas de pós-graduação em Educação e em Filosofia da Faculdade de Filosofia e Ciências, campus de Marília da UNESP.

Publicou diversos artigos em periódicos arbitrados, capítulos de livros e livros, sendo referenciado com maior frequência seu “Behaviorismo Radical: Crítica e Metacrítica”, pela Editora UNESP. Foi Editor Geral para Língua Portuguesa do periódico internacional Acta Comportamentalia entre 2014-2015. Atualmente (2018 a 2020), é Editor Associado de Acta Comportamentalia. Tem orientado vários trabalhos de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado, com bolsas FAPESP e CNPq, nas áreas de Educação e Psicologia.
É pesquisador e docente-orientador, atualmente, no Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, nota CAPES 4, na UNESP-Bauru, programa do qual foi o primeiro Coordenador, entre 2005 e 2007. Participou e participa, sistematicamente, de projetos de pesquisa na área de Psicologia, especialmente sob o enfoque da Análise do Comportamento, ao longo de sua carreira acadêmica como docente universitário desde 1974.
Atualmente, sua atuação prioriza História, Teorias e Sistemas em Psicologia, Epistemologia do Behaviorismo Radical e Análise Comportamental da Cultura. Na dimensão de gestão acadêmica, foi membro de diversos conselhos e comissões e várias vezes chefe de departamento de ensino. Em 17/8/2015, recebeu Certificado de Acreditação Honorária e Vitalícia da Associação Brasileira de Análise do Comportamento por contribuições ao desenvolvimento da Análise do Comportamento na pesquisa, ensino, aplicação e divulgação da área no Brasil (Cert. nº 021/2015). Foi Diretor Geral da Faculdade de Filo - sofia e Ciências, campus da UNESP de Marília, entre 2000 e 2003.

Obrigado pela sua visita

Antes de nos deixar, subscreva a nossa newsletter e fique sempre informado sobre os nossos livros.