Fernando da Silva Correia
Fernando da Silva Correia nasceu em Braga no final de 1953, viveu a infância em África – Angola – e após o regresso, em 1965... viveu, estudou e trabalhou em várias cidades: Braga, Figueira da Foz, Viana do Castelo, Setúbal, Coimbra, Lisboa, Sines, entre outras... incluindo no estrangeiro.
Profissionalmente, durante décadas ligado às áreas técnicas, em projectos de engenharia... foi sentindo, desde cedo, uma cada vez maior necessidade de penetrar em outras áreas do conhecimento – um pouco menos cartesianas – o que o levou mais tarde, a decidir cursar Sociologia em Coimbra.
Depois da Sociologia vem o interesse pela Filosofia, e logo percebeu o quão “viciante” se torna a Filosofia quando nos atiramos de cabeça a conhecer os princípios da epistemologia, da gnoseologia e da axiologia... em relação às questões éticas, morais, estéticas e do sentido das nossas vidas.
Assim, tendo esta tentativa de ensaio – Filosófico-Sociológico – a intenção de contribuir para uma profunda reflexão, individual e colectiva, sobre a relevância da Ética, da Estética e dos Comportamentos no dia-a-dia das nossas vidas... se atingido esse propósito, já seria bastante consolador.