Joao Miguel Lagoinha Reboredo e Ana Paula Sousa
João Miguel Lagoinha Reboredo, alfandeguense, nasceu em Bragança, mas é em Alfândega da Fé, que passa parte da sua vida. Simplificar o ensino através da música tem sido a principal força motriz de João Miguel Reboredo um transmontano radicado atualmente no Luxemburgo. Onde recentemente os métodos de piano e de guitarra que editou em livro, com o prefácio do Maestro Francisco Tavares da praça da alegria da RTP, é prova disso. Estudou formação musical e solfejo na banda dos bombeiros voluntários de Alfândega da Fé, e depois seguiu para o curso superior de professores com a variante em educação musical na Escola Superior de Educação Jean Piaget — Nordeste. Uma carreira inicial voltada para os palcos e que nunca mais abandonou, é um dos fundadores do seu primeiro grupo “gota d’água” onde grava o seu primeiro disco! Seguiu-se o salto para uma carreira docente no 1º ciclo do ensino básico, com a música como fio condutor! E eis que emerge a veia de escritor/autor! Escreve o seu primeiro livro em 2004 “um cancioneiro em estudo” pelas mãos da editora Gailivro, 2009, até este momento (2021), mais 3 obras literárias se seguiram, de sua autoria.
Depois de um percurso imaculado pelas escolas onde lecionou, em São Pedro da Cova e em Campo, em 2014 pede licença sem vencimento por um ano e começa uma nova experiência no Luxemburgo, Grava 4 discos de música e com os lucros ajuda crianças e adultos necessitados. Em 2016 concretiza o sonho de abrir uma escola de música, foi em Differdange que abriu o seu atelier de lá musique com o nome Reboredo´s music school. Participa frequentemente em programas de rádio e televisão quer em Portugal, quer no Luxemburgo divulgando o excelente trabalho literário e discográfico de sua autoria. Em 2021, lançou sua autobiografia “Biografia de um Empreendedor da Diáspora”, e em 2022, assinou contrato com a editora Vidisco, lançando novos singles e livros. Celebrando 25 anos de carreira em 2024, João continua a desenvolver projetos literários e musicais, contribuindo para a educação musical e cultural no Luxemburgo e além. Neste ano de 2025 vários projetos literários e a edição de um disco só de músicas originais, será lançado com a editora Pais real.
Ana Paula Nasceu em Gondomar, a 26 de novembro de 1963, num meio pobre, no seio de duas mulheres, Mãe e Avó. Filha de Margarida Rosa. Com apenas 11 anos, fez-se à vida para ajudar no sustento da família. Miúda de poucos recursos, conseguiu estudar e trabalhar ao mesmo tempo, aproveitando todas as oportunidades que lhe foram impostas. O seu primeiro emprego foi numa gráfica, onde trabalhou 25 anos. Fez se adulta e começou a trabalhar num lar, onde adquiriu toda a experiência com doentes ao lado de profissionais de saúde. Atualmente, trabalha na mesma área, fazendo domicílios por sua conta, desde a higiene, massagens e curativos. Toda esta experiência foi adquirida com os anos. Desde muito cedo sempre dedicada à família, sempre pronta ajudar os mais necessitados. Organizou várias sessões de solidariedade, recolhendo alimentos e ajudas financeiras para crianças necessitadas. Participou em alguns programas de televisão, onde apresentou alguns dos projetos de solidariedade em que esteve envolvida como mentora. Hoje mulher madura, sempre com o mesmo objetivo: vencer!