Rute Ariana
Chama-se Rute Ariana Freitas Gonçalves e deu o seu primeiro Grito de Ipiranga a anunciar-se ao Mundo no dia 11 de Janeiro de 2008, a pleno pulmões. Filha, neta, sobrinha, prima...muito desejada e amada, viveu as suas primeiras memórias junto da sua família em Cepães, Fafe. Filha única de um casal (entretanto divorciados), durante anos, brincava com os animais e a natureza, apreciando a companhia de canídeos e aves, a quem carinhosamente atribuía nomes.
Parte dos seus companheiros têm quatro patas, com um olhar meigo e no alto do seus 3 Kgs, não permitem que estranhos se aproximem da sua fiel “dona”. O seu tempo é repartido entre a escola e casa, dedicando-se a atividades extracurriculares tão díspares e distintas, como a prática desportiva do jogo do pau, voluntariado como auxiliar em creches (é uma grande apreciadora de crianças) e a participação em grupos de bombos, por exemplo. Excelente aluna, cumpre escrupulosa e afincadamente o que lhe é proposto e, até à presente data, nunca foi repreendida, razão pela qual participa nas mais diversas iniciativas do Agrupamento de Escolas e foi indicada como representante dos alunos da turma a que pertencia da Escola Carlos Teixeira- Fafe. Tem um objetivo para o seu futuro: pretende seguir medicina.
Os seus futuros pacientes muito terão a agradecer, pois será uma grande profissional. Tem, no entanto, ideias ainda muito abertas sobre a área profissional em concreto! Estuda com afinco para concretizar o seu sonho. Encontra-se a frequentar o 10º ano na Escola Secundária de Fafe, no curso Humanístico de Ciências e Tecnologias! Mas desenganem-se, a Rute ainda tem tempo de sobra para se dedicar ao que a faz sorrir: aos seus amigos e família, de quem é muito presente e, como o seu dia tem 24 horas, aprecia a companhia dos livros, sendo apreciadora voraz de leitura. O seu segundo Grito de Ipiranga aconteceu quando aceitou o desafio de partilhar a sua escrita!