Maria Geralda da Silva
Sou a Maria Geralda da Silva, divorciada e tenho um Filho. Nasci a 6 de agosto de 1979 numa cidadezinha chamada Joanésia, povoado de Fazenda do Braço, no interior de Minas Gerais, Brasil.
Sou filha de Sebastião Gomes e de Maria Moreira. Éramos oito irmãos: três mulheres e quatro rapazes. Um faleceu recentemente.
Perdi a minha mãe muito cedo, e tive de ajudar a cuidar dos meus irmãos. Não aproveitei a minha infância, era apenas uma criança, com responsabilidades de adulto.
O meu pai era alcoólico, só sabia trabalhar para beber, o que lhe custou a vida. Depois de adulta, vim para Portugal, com o meu filho, em busca de uma vida melhor. Moro e trabalho em Setúbal desde 2008.
Amo este país, Portugal, é a minha segunda casa, e onde somos muito felizes. Considero-me estruturada, pelas dificuldades que enfrentei, foi com a ajuda de Deus, a minha determinação e fé que superei os obstáculos. De entre as minhas principais características destacam-se: a dedicação, a facilidade de interação, a responsabilidade e o compromisso no que me proponho a realizar.
Sou uma pessoa muito ativa e positiva: fiz teatro amador, estudo, pratico desporto (corrida). Atualmente trabalho numa fábrica, estou a frequentar uma formação de Técnico de Fotografia pelo IEFP de Setúbal, e sempre tive uma paixão pela escrita. Publiquei na editora Saramandaia, em 2017, Uma História detrás das Montanhas; na editora Poesia Fã Clube, em 2018, livros de poemas; e na editora iDream, em 2018, Histórias que minha Vó Contava.
E este livro O que ele diz sobre o amor o mais recente obviamente, um romance, e marca de superação do ano de 2020, com tantas dificuldades sentidas durante a pandemia.
Agora vem este livro que será de fotografia dos jogos que acompanhei na Suécia. Decidi pulicar o livro visto que tinha muitas fotos, e considero ser um meio de todos os atletas terem fotografias de recordação. Porque tudo o que passaram neste campeonato, a viagem foi uma experiência incrível para todos. Vale apena fazer essa recordação em livro.
Filipe Moreira
Filipe nasceu num dia marcante, a 15 de agosto de 1979, como o diz, num deserto localizado no Norte, onde nunca se identificou com a cidade do Porto, a sua grande paixão sempre foi Lisboa. Não indiferente a esse fato, é um romântico excêntrico, sendo Sintra o seu encanto de todos os desejos e sonhos. A sua história nasceu em 2020, quando resolveu escrever poemas inspirados na sua musa e nos fortes sentimentos e daí nasceu um livro de poesia, apenas editado com o título A Força do Sentimento, no ano 2022.
Na sequência, foi convidado a escrever um livro infantil, aceitando o desafio. Neste momento, espera ser editado, mas, acima de suas expectativas, converteu-se neste alucinante romance titulado na sua vida amorosa que gostaria ter realizado, Filipe & Liliana Num Paraíso de Aventuras Românticas.
João Cruz Ferreira
João Cruz Ferreira nasceu em Lisboa em 1991. Licenciado em Direito e mestre em Regulação Financeira, exerceu funções no setor financeiro no Reino Unido, em Portugal e em França. Vive atualmente com a mulher e o filho em Paris. É autor do romance Geração do Milénio (2022).
Raul Malaquias Marques
Nasceu na Praia da Vieira e viveu alguns anos em Moçambique, onde se iniciou no jornalismo, mais precisamente na rádio. Trabalhou depois, em Portugal, na agência noticiosa ANOP/LUSA, em jornais e revistas. Tem publicadas obras de ficção, poesia e teatro para adultos e crianças.
Jaime Coelho
Jaime Coelho é natural de Câmara de Lobos, na ilha da Madeira. Ele decidiu emigrar para o exterior em busca de uma vida melhor. Desde muito jovem, sempre teve uma forte conexão com Nossa Senhora de Fátima, a sua mãe celestial. Durante a pandemia, Jaime dedicou-se à elaboração deste livro, mesmo em um momento extremamente difícil para todos. Seu objetivo é transmitir a mensagem que um dia foi revelada aos três pastorinhos, na esperança de que o mundo se una em prol do que está por vir.
Fred Olaio
O autor nasceu em Coimbra (setembro 1990). Viveu a maior parte da sua vida fisicamente em Leiria, mas psicologicamente em mundos fantásticos transmitidos pelas páginas de todo o tipo de autores.
Desde muito cedo começou a criar mundos e personagens na sua cabeça, culminando nesta obra, que serve de introdução a essa realidade.
As viagens pela imaginação foram complementadas por viagens bem reais por vários recantos do mundo, com especial enfoque na Ásia onde estudou e viveu durante vários anos.
Agora, licenciado em Tradução e Interpretação Português-Chinês, encontra na escrita o complemento a um estilo de vida baseado nas letras.
Margarida Matos
Margarida Matos nasceu em Agosto de 1982 numa cidade Transmontana. Desde muito jovem que escolheu a escrita, nos seus diários e em páginas soltas. Formada em Direito e pós-graduada em Corporate & Governance, tem desenvolvido a sua actividade profissional maioritariamente em ambiente corporativo. Divide o seu tempo entre Lisboa, a cidade que escolheu para viver, e o Porto, a cidade onde tem parte do seu coração. Apaixonada por moda e viagens, decidiu criar, em 2020, uma página no Instagram @amulherdequemsefala, onde publica diariamente.
Acredita nas voltas da vida e que tudo acontece por uma (boa) razão, mesmo que, por vezes, em sentido inverso. “Decidi viver no dia em que soube que ias morrer” é o seu primeiro livro.
É mãe da Flor!
Paula Luiz
Paula Luiz é actriz de Teatro, Televisão (RTP, SIC, TVI) e Cinema. Frequentou o Curso de Interpretação na Universidade Moderna em parceria com o Stella Adler Conservatory of New York e Estudos Artísticos na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
É Formadora de Iniciação à Prática Teatral e desenvolve vários cursos de Técnicas de Expressão, Comunicação e Inteligência Emocional em Faculdades, Empresas, Institutos e Auditórios de onde resultam espetáculos originais de sua autoria, encenação e direção artística. Formadora de Teatro no Auditório Carlos Paredes.
Especialista Convidada do Instituto CRIAP e Coordenadora da Pós-Graduação em Psicologia da Arte e Mindfulness. Formadora de Teatro e Declamadora de Poesia no Banco de Portugal. Formadora de Expressão das Emoções no ISPA Formação Avançada.
Autora dos livros técnicos “Teatro das Emoções” (ISPA), “Teatro da Essência – 100 Exercícios Práticos” (GDCBdP), “Dinâmicas de Grupo – 100 Exercícios de Teatro para Adultos e Crianças” (Chiado Editora) e, do romance “O Jogo da Glória” (Chiado Editora).
Paulo Saragoça da Matta
Licenciado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa e Mestre em ciências jurídico-criminais pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Actualmente Doutorando da Universidade de Lisboa. Entre 1993 e 2009 leccionou nesta Faculdade, tendo tido funções docentes pontuais na Escola Superior de Polícia e na Academia Militar. Em 18 anos de docência leccionou Direitos Fundamentais, Introdução ao Direito, Direito da Família e Sucessões, Direito das Obrigações, Processo Civil declarativo e executivo, Direito Penal e Processo Penal. Exerce advocacia na SM&SB – Sociedade de Advogados, que fundou, centrando a prática principalmente na área da criminalidade económico-financeira. Várias vezes nomeado como perito independente em reuniões internacionais sobre direito processual, direito civil e direito penal, é desde 2014 Juiz ad hoc do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.
Carlos Novais Gonçalves
Licenciado em Gestão pela Universidade Católica, trabalha no Mercado de Capitais, foi membro fundador em 2003 da Causa Liberal Associação, mais tarde do Instituto Mises Portugal e recentemente da Associação Partido Libertário, tendo publicado neste editora o livro «Manifesto Anti-Keynes – Uma Perspectiva da Escola Austríaca» que contém a tradução de dois ensaios («O Caso Miseseano contra Keynes» de Hans-Hermann Hoppe e o biográfico «Keynes, o Homem» de Murray N. Rothbard) e um como autor de um texto extensamente anotado («Contra Keynes e o Keynesianismo») abordando quer a história económica quer a teoria económica pura da moeda, a banca, do crescimento económico e a sua relação com a deflação e que se torna relevante para o tema do bitcoin como moeda.
Edson Athayde
Edson Athayde é um dos publicitários mais premiados da história de Portugal. Já ganhou centenas de nomeações e prémios nos festivais mais importantes do planeta, como Cannes, New York, Eurobest, Épica, Clio e muitos mais. Nascido no Brasil, Edson escolheu Portugal como país, tendo se naturalizado em 2004. Além da publicidade, desenvolve atividades como cronista, guionista para TV e cinema, autor de teatro, produtor musical, profissional de marketing comercial e político, apresentador de programas de televisão, professor, especialista em storytelling, entre outras coisas. Tem dois romances publicados, o segundo escrito no âmbito de uma residência literária em Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura (“Jonas Vai Morrer”, publicado pela Chiado Books.
Filipe la Féria
Estudou encenação em Londres como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian e foi professor universitário durante mais de uma década, onde regeu a cadeira de «Arte e Imagem» na Universidade Independente. Foi premiado várias vezes pela Crítica, Casa da Imprensa, Secretaria de Estado da Cultura e vários órgãos de comunicação social como autor, encenador e cenógrafo. No décimo aniversário do 25 de Abril, a Associação Portuguesa de Críticos premeia-o como uma das personalidades que mais se destacaram no Teatro. Foi condecorado Comendador com a Ordem do Infante D. Henrique pelo Presidente da República, Dr. Mário Soares e em 2006 recebe nova condecoração, a Grã-Cruz da Ordem do Infante, atribuída por outro Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio, tendo ainda sido condecorado com a Medalha de Ouro da cidade de Lisboa.
Ganhou os Globos de Ouro dos melhores espectáculos com Amália em 2000, My Fair Lady em 2003, Música no Coração em 2006 e West Side Story em 2009.Entre os muitos musicais que já escreveu, adaptou e encenou como Passa por Mim no Rossio, Maldita Cocaína, Música no Coração, Amália, My Fair Lady, A Canção de Lisboa, West Side Story, Jesus Cristo Superstar, Um Violino no Telhado, Piaf, A Gaiola das Loucas, Annie e Fado | História de Um Povo, destacam-se, na área do teatro infantil, peças como A Menina do Mar de Sophia de Mello Breyner Andresen, Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll, A Estrela de Virgílio Ferreira e O Principezinho, o célebre livro de Antoine Saint-Exupéry.
Em 2009, faz a adaptação para teatro do clássico do cinema O Feiticeiro de Oz e um ano depois, a adaptação da série televisiva O Sítio do Picapau Amarelo num espectáculo visto por milhares de crianças que regressaram ao Teatro Politeama para assistirem ao musical infanto-juvenil, Pinóquio, no mesmo ano em que faz a revisão da sua carreira em O Melhor de La Féria no Casino Estoril e revela Vanessa como actriz no papel de Judy Garland no musical O Fim do Arco-Íris e confirma-a como protagonista em Uma Noite em Casa de Amália.
Vinte anos depois de revolucionar o teatro musical com o histórico PASSA POR MIM NO ROSSIO, regressa a este género tão querido do público português com um musical que passa em revista a nossa actualidade política, económica e social com uma crítica acutilante e mordaz, plena de humor, música e uma arrojada coreografia na comemoração dos 100 anos do Politeama num espectáculo que revisita a arte de ser português: uma GRANDE REVISTA À PORTUGUESA que ficará na memória de Portugal.
Ana Isabel Arroja
É uma das vozes mais conhecidas e acarinhadas da Rádio em Portugal. Começou a dar os primeiros passos na Rádio aos 16 anos e, aos 20, venceu o Concurso de Novos Talentos da Rádio Comercial, a Casa onde se mantém desde então como animadora. Costuma descrever-se como alguém que tem "a música no sangue e o Rock na alma" e bicho carpinteiro. A par da Rádio é também DJ, blogger, youtuber, apresentadora e há-de arranjar mais um hobbie qualquer, não tivesse ela energia para dar e vender. O dia teria de ter 48 horas para fazer tudo aquilo de que gosta e dar atenção à família, ao marido, aos 2 filhos (a Leonor e o Salvador) e aos 2 cães. Este livro é o fechar de um ciclo cor-de-rosa que começou em 2009, com a primeira Pérola da Leonor (mais conhecida como Nô) e que hoje se desenvolveu para uma nova plataforma de Mãe e Filha: o canal de youtube Mundo das Arrojinhas.
A Nô sempre foi uma criança absolutamente fantástica, como são, aliás, todas as crianças, a verdade é essa. Hoje, com 11 anos, tem finalmente o mano que tanto pediu, está a entrar na fase da pré-aborrecência e é (que nos perdoe a nossa querida Arrojinha) a verdadeira autora deste livro, que mais não é do que uma compilação das Pérolas que a Nô proferia a toda a hora, em qualquer lugar e à frente de quem fosse! Momentos únicos que vai poder guardar para sempre e mostrar aos filhos, aos netos... (tudo graças ao trabalho exaustivo de anotação da sua Mãe, que merecia um prémio, no mínimo).
Francisco Penim
Francisco Penim, 51 anos, jornalista e executivo de media, estudou em Lisboa, Boston e Columbia.
Começou na rádio em 1986. Na televisão, desde 1994, produziu e realizou inúmeros programas de informação e entretenimento para a CMTV, RTP, SIC, TVI e outros canais.
É casado com a Paulinha, tem dois filhos, o Manuel e a Maria, uma cadela, a Hoshi, e um periquito chamado Pató.
“Primeiro Sendo” foi o seu romance primeiro.
Alceu Valença
Nascido em São Bento do Una, agreste de Pernambuco, em 1946, Alceu Valença cresceu em convívio direto com os elementos vivos que ajudaram a consolidar a cultura nordestina contemporânea. Pelo canto dos aboiadores, emboladores, violeiros e cantadores de feira; pelas toadas, baiões, xotes e rojões, cantigas de cego e tocadores de sanfona de oito baixos; pelos poetas de cordel, versejadores populares e artistas de circo, entre outras manifestações que conhecera desde o berço, Alceu assimilou a cultura e a música do agreste e do sertão a partir das raízes que a constituíram.
Aos 40 anos de carreira (a partir do primeiro LP solo, “Molhado de Suor”, de 1974), com mais de 35 discos lançados, Alceu Valença continua a se reinventar. Em 2014, lançou seu primeiro filme longa-metragem como diretor, “A Luneta do Tempo” – com forte temática nordestina, do cordel ao cangaço, do forró ao circo - onde atuou também como roteirista, montador e ator, além de escrever todos os diálogos e canções.
Um dos mais expressivos representantes da música popular brasileira, Alceu Valença faz agora sua estreia como autor em O Poeta da Madrugada, simultaneamente lançado no Brasil e em Portugal.
Luis Paixão Martins
Luís Paixão Martins, 61 anos, foi locutor, realizador e noticiarista da Rádio Renascença (1971/1975) e da Rádio Comercial (1979/1986) e jornalista do Jornal Novo (1975) e das agências ANOP (1976/1984) e NP (1985/86). Em setembro de 1986 criou a LPM, consultora de Comunicação líder há 3 décadas do mercado português de Public Relations. É o promotor do NewsMuseum (Sintra).
Aconselhou José Sócrates, Aníbal Cavaco Silva, Ricardo Salgado, Jorge Nuno Pinto da Costa e Isabel dos Santos. O mais referenciado dos nossos consultores de imagem partilha as suas memórias que constituem o testemunho vivo do miúdo de voz grossa que viveu por dentro a Rádio dos anos 70 e o Jornalismo dos 80, antes de ter criado a maior instituição de Public Relations do país. É um relato vivo, divertido e transparente essencial para quem quiser conhecer os bastidores do mundo dos Media e da Comunicação.
Tiago Moita
Tiago de Vasconcelos e Moita nasceu em Lisboa em Abril de 1975. Começou a dar os primeiros passos na Poesia a partir dos quinze anos em São João da Madeira – cidade onde vive actualmente desde os dez anos. Estudou Direito na Universidade Lusíada do Porto, onde publicou um dos muitos poemas e textos em prosa que escreveu nesse período, em 1998, no jornal da Universidade, do qual foi principal colunista durante três anos e foi membro do E.L.S.A (European Law Students Association) entre 1998 e 2001.
Participou em workshops de declamação poética e cursos de Storytelling e Escrita Criativa, entre 2003 e 2013, e em eventos culturais em Portugal e em Espanha. Publicou alguns dos seus poemas e textos em jornais, revistas e blogs e fez parte de alguns grupos e associações culturais da sua terra, entre 2006 e 2010.
É autor de três livros de Poesia “Ecos Mudos” (2006); “Post Mortem e Outros Uivos” (2012) e “Metanoia” (2017) e três romances “O Último Império” (2012), “O Evangelho do Alquimista” (2016) e “A Fórmula do Peregrino” (2018).
Em 2019, publicou o seu primeiro livro de contos “Os Contos Impossíveis”.
Jorge Nuno Pinto da Costa
Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa nasceu a 28 de Dezembro de 1937, na freguesia de Cedofeita, na cidade do Porto. Em 1962 escreveu a sua primeira crónica no jornal “O Porto”, tendo assumido, nesse mesmo ano, o primeiro cargo no FC Porto, na qualidade de vogal da secção de hóquei em patins. Vinte anos mais tarde, a 23 de Abril de 1982, ascendeu à presidência do clube, que colocou no mapa-mundo.Eloquente e persuasivo, salvou modalidades da extinção, fez a ascensão pelas amadoras e a revolução pelo futebol. É o presidente mais titulado de toda a história do futebol mundial, com 57 troféus oficiais conquistados.
Alexandra Almeida Ferreira
Jornalista há dez anos, Alexandra de Almeida Ferreira estreou-se na escrita há cerca de dois anos quando escreveu a biografia do fundador do Império Espírito Santo, José Maria Espírito Santo e Silva. Seguiu-se a biografia do fundador do Banif, Horácio Roque e agora uma extensa conversa com Ricardo Salgado, publicada em livro, onde conta como o banqueiro viveu os últimos dias do Banco a que presidiu quase 30 anos.
A autora passou pelo jornal Independente, como Editora de Economia, funções que desempenhou também no Rádio Clube Português e, mais tarde no Semanário Económico e Diário Económico. Nos últimos anos integrou a equipa da televisão do Diário Económico, onde assumiu sobretudo os temas políticos, mantendo uma ligação natural à área da Economia.
João Gomes de Almeida
João Gomes de Almeida nasceu em 1987 em São João da Madeira. Enquanto publicitário, notabilizou-se, por criar várias campanhas para marcas nacionais e internacionais, partidos políticos, mas também para ONG’s e grandes causas. Em 2016, criou a campanha “Abstenção” para o Festival Política, que haveria por se tornar notícia após ter ficado viral em França, visto ter sido utilizada como arma política pelos apoiantes de Emanuel Macron, durante a segunda volta das eleições que opuseram o agora presidente francês a Marine LePen.
Embora sem formação universitária, o publicitário é ainda professor em vários cursos da sua área profissional, habitual orador em conferências e jurado em prémios internacionais do sector do marketing e da publicidade.
Escreve ocasionalmente sobre publicidade no ECO e alimenta uma coluna semanal sobre política, à sexta-feira, no jornal i.