Luísa Moura Branco
Nasceu na Ilha de Moçambique, em 1956, e viveu, em Moçambique, até 1969. Desde então vive em Lisboa, onde tirou o curso de Medicina (1980) e a especialidade de Cardiologia (1990), tendo sido Assistente Hospitalar Sénior de Cardiologia (“Chefe de Serviço”) no Hospital de Santa Marta, Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, onde dirigiu o Laboratório de Ecocardiografia. Foi, ainda, Assistente Convidada da Universidade Nova de Lisboa e é autora/ coautora de 5 capítulos de livros e de cerca de 120 artigos científicos.
Escreve, agora, pela primeira vez, uma obra literária não técnica, essencialmente, de natureza autobiográfica, fazendo, simultaneamente, uma revisão histórica, divulgando memórias e fotografias, refletindo, também, sobre a problemática da presença portuguesa em África e sobre o futuro dos países emergentes depois da independência.
Natássia Hott
Natássia Hott é natural da cidade de Salvador (Bahia), no Brasil. Ela é formada em Letras pela Universidade Federal da Bahia, e possui dois mestrados, um em Tradução (UFBA) e um em Cultura Brasileira (Universidade de Illinois, em Urbana-Champaign). Natássia é também Ph.D. em Cultura Brasileira (e cinema) pela Universidade da Califórnia, em Los Angeles. Seu entusiasmo pela escrita poética vem desde muito cedo, e sua mãe ainda guarda poemas que Natássia escreveu quando era pequenina.
Uma desbravadora do mundo, Natássia foi para os Estados Unidos aos 27 anos, onde se apaixonou, casou, teve sua tão sonhada filha, e assim passou 11 anos por lá. Em meados de 2023, ela e sua família decidiram desbravar outra parte do mundo e se mudaram para Portugal, onde hoje residem. Em seu livro de estreia, “Elos e outros poemas,” Natássia despe-se ao revelar muitos momentos vividos por ela mesma, entre amores e desilusões.
Luis Carlos Folgado
Luís Carlos Folgado nasceu a 3 de março de 1987, em Portalegre. De 2009 a 2018 criou um pacto com a educação, passando por escolas, colégios e orfanatos, criando os seus próprios projetos no ramo. Mostrou-se sempre um trabalhador exímio, pois conseguiu elevar ao mais alto nível cinco fatores essenciais no contacto com crianças: atenção, amor, cuidado, carinho e respeito, daí o seu sucesso. Escreve de uma forma muito cuidada e carinhosa, conseguindo aquecer o coração dos leitores. É apaixonado por literatura e cinema, tendo como hobbies ouvir música e jogar futebol. Ama a tranquilidade e a paz, estando sempre preocupado e muito atencioso para com as pessoas que lhe são queridas. Luís está disposto a abraçar novos projetos, com o intuito de mostrar que o lado humano é um bem essencial para as nossas vidas.
Daniella Santos
Daniella Santos nasceu a 10 de Janeiro de 1991 e é natural de Mangualde, uma Cidade pacata no distrito de Viseu. Desde muito cedo mostrou um gosto pela leitura fora do comum, mas isso nunca lhe bastou, ela também tinha histórias para contar, personagens novos, outras realidades... Assim nasceu um sonho: ser escritora. Sonho esse que foi-se intensificando com a idade. Enfim, ela fez o seu próprio lema «Se és capaz de inventar novos mundos na tua mente, és capaz de ser muito mais amanhã, do que aquilo que és hoje».
Anabela Vaz
Acredita no poder, no impacto e na magistralidade do mundo da ESCRITA.
Autora do romance Neblina, em 2006.
Mulher de palavras, ancorada, 21 anos, no mundo dos números.
No ano de 2020, levanta amarras, deixa para trás a carreira de bancária e faz das suas palavras as asas que a levam de encontro aos seus sonhos, à sua liberdade, à sua felicidade.
Autora do conto Benedita, a fada, em 2021, inspirada pela doçura e encanto da sua neta Benedita.
Em 2022, com toda a turbulência, guerra e inquietações no mundo, escreve O Mundo precisa de fadas.
Em 2023, volta a enrola-se sobre si própria e escreve, a obra, O que desejas ser depois da meia noite?
Tiago Sá Balão
Tiago Sá Balão (www.tiagosabalao.pt) é psicólogo (especialista em psicologia clínica e da saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses e com especializações avançadas em terapia familiar, terapia de casal e sexologia clínica) e faz intervenção psicológica com indivíduos, casais, famílias e grupos. O Relaction – Intervenção Psicológica Individual, Terapia Familiar, de Casal e de Grupo (www.psicologiarelaction.com) é o seu local de trabalho diário e o projeto profissional de maior dedicação. É palestrante e formador nas áreas da saúde mental, desenvolvimento pessoal e interpessoal, conjugalidade e parentalidade, partilhando também os seus conhecimentos em diversos formatos nos meios de comunicação social. É autor da tese de mestrado Intimidade e Satisfação na Conjugalidade e dos seguintes livros: Sentimento de Pertença; Quando o Amor Chega; Muito mais do que uma dança de palavras; Estou a ser bom pai / boa mãe?
Rosário Matias
Rosário Matias nasceu na Vila de S. Pedro de Rates, do concelho da Póvoa de Varzim, em julho de 1974.
É Licenciada em Gestão Artística e Cultural e Vinte e oito passos é o seu primeiro livro.
Mário Braz Pinto
Mário Braz Pinto nasceu a 27 de abril de 1951 no Candal, freguesia de Santa Marinha, Vila Nova de Gaia. De 1973 a 1975 esteve, em Angola, na guerra do Ultramar. Já depois de ter constituído família, licenciou-se em Direito em 1992 pela Faculdade de Direito de Lisboa e, consequentemente, completou o estágio profissional na Ordem dos Advogados em 1994. Exerceu enquanto Advogado até 2014, tendo, em paralelo, sido Professor/Formador de inúmeros cursos na área do Direito.Dedicou-se desde cedo a transferir para o papel o fruto da sua imaginação e a sua forma de ver o mundo, tendo agora decidido aceitar o convite para publicar esta sua primeira obra.
Manuel Vazquez
Manuel Vazquez nasceu em Lisboa em 1955. Licenciou-se em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa em 1980. Especializou-se em Medicina Geral e Familiar e foi médico de família a par de formador e orientador na sua área de especialidade.
Publicou cinco livros, Crónicas de um Peregrino (2016), Peregrinação e Silêncio (2018), Novelos de Poesia (2019), Caminhar com as Palavras (2020) e A minha aldeia (2021). Além de médico e escritor, tornou-se Contador de Estórias pós- frequência com aproveitamento do Curso de Contador de Estórias do ISEC. Cursa a prosa e a poesia e nos estilos passa pela autobiografia, ensaio, poesia e novela. Assim trilha a vida e assume ser peregrino de Santiago, tendo feito inúmeros caminhos, sendo um deles a base do seu primeiro livro Crónicas de um Peregrino.
Maria Khutsidze
Nascida a 6 de julho de 2001, em Sintra. Com os pais georgianos e uma vida bastante colorida com altos e baixos, nasceu a sua paixão por escrita. Desde pequena, ela escreve. Escreve poemas, livros, coisas que ela não vê a sua volta, mas vê na sua cabeça. Afinal, escrever é imaginar o impossível.
Osvaldo Fuakatinua
Osvaldo Nércio da Cruz Fuakatinua, filho de Álvaro Fuakatinua e de Domingas José da Cruz Fuakatinua, nascido em Luanda, a 17 de fevereiro de 1982, passou grande parte da sua infância e adolescência no Bairro Maculusso, município da Ingombota. Casado com a Engª Ana Vitoriano, 03 filhos; Daniel, Daniela e Danila Fuakatinua.
Mestre em Administração e Gestão pela Universidade A.A Neto;
Pós-graduado em Administração e Gestão pela Universidade A.A Neto;
Licenciado em R.I pelo Instituto superior de RI;
Licenciando em Direito pela Universidade Católica de Angola;
Técnico médio em Administração, pelo instituto médio de economia de Luanda “IMEL”;
Realizou o ensino secundário na escola Alda Lara;
Realizou o ensino primário na escola primária nº30;
Atualmente desempenha a função de gestor na maior empresa de telecomunicação de Angola;
Trabalhou na empresa multinacional de agenciamento e navegação marítima como coordenador;
Participou em concursos literários, na vertente prosa, género conto e romance em Angola;
Membro cofundador do Núcleo de investigação científica para a governação (NICG), Faculdade de Direito da Universidade A.A Neto;
Autor da Obra “O lavador de carros que alcançou as estrelas”; “A deslocada de guerra e a prostituta”; “A vespa que ferrou o tesouro”, e outras obras que se encontram em carteira, articulista do jornal Opais.
Adelina Carvalho
Adelina Lima Carvalho nasceu em Vouzela, no ano de 1974. Licenciou-se em Física pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Depois de trabalhar vários anos como professora de Física e Química decidiu investir na sua formação na área da pintura frequentando, de 2008 a 2011, os cursos de desenho e pintura da ACAV - Associação Arte e Cultura de Aveiro. Pertence ao Círculo Experimental dos Artistas Plásticos de Aveiro, AVEIROARTE. Desde 2005 que tem efetuado exposições individuais assim como participado em coletivas.
Maria Luísa Currito
Nasceu a 8 de Dezembro de 1952 em Vila Real de Santo António onde reside.
Formou-se no Magistério Primário de Faro em 1972. Em 1993 licenciou-se em História na Universidade Nova de Lisboa.
Foi como professora que teve a sua principal atividade, e no âmbito da educação desempenhou ainda o cargo de Delegada Escolar e Presidente de Agrupamento de Escolas. Foi durante várias décadas membro da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco em Vila Real de Santo António. Exerceu vários cargos políticos locais e regionais.
Valoriza a família e sente-a como sua prioridade. Ler e escrever são complementos essenciais à vida. Sempre viu na escrita um interlocutor passivo e recetivo a todos os sonhos, anseios, reflexões frustrações e motivações. Pela sua recetividade e cumplicidade considera a escrita a forma ideal e fácil para libertar a criatividade e as emoções.
Luciana Machado
Nascida em São Paulo, Brasil, Luciana Machado é escritora, palestrante, psicanalista, cristã e vive em Portugal há mais de 20 anos. Casada e mãe de dois filhos, é amante de leitura e viagens. Gosta de ver a vida de um panorama diferente, acredita que a forma como vemos as circunstâncias, influencia a maneira como as vivemos.
Acredita também que sempre é possível reajustar a visão se aprendermos a olhar as coisas pelos olhos da fé, pois através da fé encontramos esperança e através da esperança, forças para avançarmos.
Publicou Palavra com Deus - Poesia e Devocional em parceria com uma amiga. É coautora do livro Legado – O valor de uma vida, onde conta sua história de superação pessoal.
Sente que a escrita é uma forma de expressão única, que toca a vida das pessoas em qualquer lugar do mundo, mesmo sem conhecê-las.
Luciana lhe convida a embarcar nesta leitura com o coração aberto e sem reservas. A ver a vida do ponto de vista da poesia, onde tudo fica mais belo, onde tudo fica mais leve.
SP Rance
Nasceu em 1967 perto de Paris, filha de pais portugueses, chegou a Portugal em 1985 para estudar Direito na Universidade de Lisboa. Apaixonou-se pela cidade e pelos portugueses, acabando por viver na Parede na linha de Cascais desde então.
Profissionalmente enveredou pela área do Desporto, mas é a leitura e tudo o que rodeia os livros que a motiva a lançar-se no mundo da escrita. “O Despertar das Sombras” é o seu primeiro romance.
Cláudia Lopes
Cláudia Lopes nasceu em Montalegre, em 1986. Depois de ter vivido alguns anos fora de Portugal, vive agora com o marido e três filhos no Norte do país. É esteticista e técnica de Turismo. Escrever sempre foi o seu método de terapia. Por fim, realizou o sonho de tirar do computador o seu primeiro livro, esperando extrair muitos mais.
Jonylene Andrade Paccagnan
Jonylene Andrade Paccagnan, nascida em Corumbá M.S Brasil é uma ex freira missionária, se dedicou ás atividades de apostolado e aos serviços humanitários nos países da América Latina e na Itália. Estudou Ciências Religiosas na Faculdade Marianum em Roma. O tempo no convento foi um período perturbador, portanto, depois de muito tempo sentiu a necessidade de escrever a sua história de vida detalhando o drama que enfrentou no passado.
Daniel Coelho Lopes
Daniel Coelho Lopes nasceu na Alemanha em 1983. É Técnico de Mecatrónica e licenciado em Engenharia Electrotécnica. Admira a natureza e dedica-se a estudar as leis naturais que condicionam a vida.
Miguel Martini
Miguel Martini nasceu em Lisboa a 5 de setembro de 2002. Desde cedo, destacou-se por ser uma criança curiosa e com gosto pela leitura e pela escrita. Aos dez anos de idade, Miguel já sonhava em escrever um livro – no entanto, teria de esperar alguns anos para ter ideias. Foi aos catorze anos que começou a escrever alguns poemas – influenciado pelo sofrimento que passara devido ao falecimento do avô e ao bullying do qual foi alvo. Aos dezoito anos, Miguel Martini começou a dar chama e forma ao seu sonho de ser escritor, escrevendo sobre vários episódios da sua vida. Hoje, Miguel é licenciado em Ciências da Educação - Educação Social e vê o sonho de uma vida ser concretizado com a publicação da sua obra “de coração aberto”.