Nesta obra intitulada A Arte, o Homem e o Mundo, o poeta de verso-e-prosa e realizador cultural Fernando Figueirinhas apresenta-nos notáveis pintores que viveram no Brasil, desengavetados estes da desmemoriação de toscos armários de inaceitável distração. Ora, a terra brasílica, ainda na transição do século XIX para XX, recebeu generosamente a benção de intensa imigração – após quase quatro séculos de escravatura. Nos seus primeiros dezesseis anos de República, para o Brasil veio gente – sempre acolhida com boa vontade – de quase todas as partes do mundo.
Fernando Figueirinhas patenteia a sensível generosidade dos seus olhares; mostra-nos seu idealismo quase alucinado, bem como a habilidade do mergulhador que “pesca” pérolas, em oceano bravio.
Pessoalmente, gravei depoimentos para documentários de Fernando Figueirinhas, o que me fez franco admirador de sua sensível urbanidade. Como todos os prefaciadores, o que de fato desejo é que todos os leitores de língua portuguesa fruam a melodiosa beleza de um idealismo quase solitário e, no entanto, assaz frutuoso.
Aos textos escorreitos e impecavelmente analíticos de Figueirinhas, soma-se um festival de excelente arte pictórica do século XX recém-findo.
J. F. Regis de Morais, Ph.D.
Unicamp/Campinas, SP.