Goncalo Martins Goncalo Martins

Anderson de Sousa

Natural da Ilha de Margarita, na Venezuela, Anderson António Gómez de Sousa nasceu no dia 17 de agosto de 2000. Filho de mãe portuguesa e de pai venezuelano, cresceu com uma família que o educou a amar ambas as culturas por igual. O autor teve sempre curiosidade desde que era muito pequeno por tudo aquilo que estivesse relacionado com a leitura, pois representava uma forma de viajar pelo mundo, conhecendo diferentes culturas, histórias e vivências sem sequer sair da sua casa.

Com o passar do tempo, a leitura excessiva tornou-se escrita, para se tornar, na sua vida, na sua melhor amiga, no reflexo de um método de expressão. Atualmente encontra-se à procura de tudo aquilo que o faça feliz, vivendo uma vida à qual se possa orgulhar quando for senil.

 
Leia mais
Goncalo Martins Goncalo Martins

Sandra Fernandes de Carvalho

Nasceu em Ribeira de Pena, no distrito de Vila Real em 1978, dividindo a sua vida entre Cascais, Norte e Alentejo.

É uma apaixonada pela escrita, dos contos que escreve e das histórias românticas.

Vive intensamente as suas histórias e as personagens que recria.

Tenta sempre passar as suas emoções para o papel.

É teimosa e persistente, agarra sempre nos seus objetivos com entusiasmo e nunca desiste dos seus sonhos.

 
Leia mais
Goncalo Martins Goncalo Martins

Baltazar Infante

Baltazar Infante, angolano, Expert em Gestão de Recursos Humanos, é Director de Recursos Humanos, Consultor de Gestão de Empresas e Recursos Humanos. Pós-Graduado em Direcção de Recursos Humanos pela IMF Business School, Madrid- Espanha. Licenciado em Gestão de Recursos Humanos pelo Instituto Superior Politécnico Metropolitano de Angola. Foi membro da Associação de Apoio a Crianças Abandonadas – AACA.

 
Leia mais
Goncalo Martins Goncalo Martins

Fernando dos Santos Tomás

Fernando fora um pastor de animais, conforme o clima dos campos. Cavalos, bois para alimentação para um dia serem enviados para os talhos da região de Lisboa, e ovelhas, pelos prados em fim de ceifas, muito perto do caminho de ferro.

Cresceu e empregou-se na cidade, fazia o seu regresso a aldeia no comboio no seu horário que distava 1 quilómetro da casa. Viveu muito para uma criança em dificuldades alimentares. Aventureiro, fazia uma história de tudo o que via de relevância.

 
Leia mais
Goncalo Martins Goncalo Martins

David Fernando

O meu nome poderá o leitor encontrá-lo na capa. Lugar que suspeito já ter sido percorrido pelos seus olhos.

Se sou velho ou novo, depende da idade dos olhos que estas mesmas palavras estão a ler. Dos olhos, ou da alma. Idade, conceito dos mais relativos que por aí se tem

escutado.

Mas para não fazer de tudo isto um mistério impossível de resolver, apresento-me como: um orgulhoso português, nascido no “reino maravilhoso”.

Desta forma, declaro que, qualquer informação que pudesse constar nesta biografia, jamais levaria o leitor ao encontro da pessoa que eu sou como a leitura dos meus poemas.

Não descarte uma linda melodia para acompanhar a sua leitura. E se acontecer a não compreensão dos meus versos, leia-os em voz alta, ficará surpreendido com a versatilidade dos poemas, dependendo do tom, do ritmo, do sentimento...

Posto isto, deixo-lhe a poesia, que nas horas de profunda tristeza, assim como nas de tamanha alegria, é sempre através dela que olhamos para as coisas.

 
Leia mais
Goncalo Martins Goncalo Martins

Miguel D’Almada

Nascido a 24 de Abril de 1974 na cidade portuguesa de Almada. Saíu de casa aos 16 anos de idade tendo-se isolado numa aldeia remota do interior de Portugal no limite das regiões das três Beiras, dedicando-se ao pastoreio. Aos 33 anos de idade viajou para o Canadá sem objectivo nenhum e posteriormente entrou como imigrante ilegal nos Estados Unidos, onde se estabeleceu solitário nas Appalachian Mountains durante 10 anos. Vive desde 2017 na Patagónia Argentina como eremita.

 
Leia mais
Goncalo Martins Goncalo Martins

Lady Miranda

Diana Esteves nasceu a 02/04/1971, natural de Paços de Brandão, concelho de Santa Maria da Feira. Licenciada em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem do Porto.Pós-Graduação em Administração e Gestão de Serviços de Saúde pela Escola Superior de Enfermagem Cruz Vermelha Portuguesa, em Oliveira de Azeméis.Exerce Enfermagem desde 1993, atualmente na Unidade Local de Saúde de Entre Douro e Vouga. É pela poesia que desde muito nova se sente fascinada, encontrando na escrita as respostas para os seus estados de alma.Reflexos da Alma-Espelhos da Emoção é o seu primeiro livro que assina com o pseudónimo de Lady Miranda.

 
Leia mais
Goncalo Martins Goncalo Martins

Maria José Dória

Maria José Dória estudou na Faculdade de Letras da U. Porto e na Universidade do Minho, onde se licenciou em Ensino de Português/Francês.

Foi professora do Ensino Básico e Secundário em várias escolas do país. Vive atualmente em Almada.

Depois de 2020, ano em que se aposentou, passou a dedicar-se inteiramente à escrita, atividade com que preencheu, desde muito nova, muito do seu tempo livre.

Entre 2019 e 2022, publicou um conjunto de textos, desde impressões de viagem a apreciações de livros, de autores e de filmes ou a reflexões pessoais sobre temas variados, no seu blog escreversemrasto.

“A vertente sombria”, um misto de autobiografia, história e ficção, é a sua primeira obra publicada em formato de livro, cumprindo assim uma das aspirações da sua vida.

 
Leia mais
Goncalo Martins Goncalo Martins

José M. Ferreira

Nascido em Abril de 1997, José é um designer, animador 3D e designer de jogos, fundador do estúdio de animação Blue M Animations. Português, com formação em Multimédia, especializou-se em animação 3D e game design, combinando arte e tecnologia para criar e partilhar conhecimentos através das redes sociais. Apaixonado pela escrita e sempre à procura de novas ideias, José ambiciona produzir filmes de animação que inspirem audiências em todo o mundo.

 
Leia mais
Goncalo Martins Goncalo Martins

Manuel Veiga

Manuel Veiga, nasceu em Matela, concelho de Vimioso. (Trás-os-Montes) e reside em Bobadela, Loures. É licenciado em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa e exerceu Advocacia, no início da carreira, que depois prosseguiu como consultor jurídico. em municípios da Área Metropolitana de Lisboa.

Mais tarde, foi Inspector Superior da Inspecção Geral da Educação, onde desempenhou funções no perspetivo Gabinete Jurídico e onde se aposentou.

Publicou artigos de opinião na imprensa diária, em especial no “Diário de Lisboa” e em o “Diário”, bem como em revistas periódicas, sob temas de natureza política, económica e social, designadamente, na revista “Economia - EC” e a revista “Poder Local” .

Colabora com revista SEARA NOVA desde meados dos anos 80, integrando o respectivo Conselho Redatorial, a partir de 2007.

Publicou poesia, designadamente, “Poemas Cativos”, “Do Esplendor das Coisas Possíveis” e “Caligrafia Íntima”, editados pela Poética Editora.

Em 2015, publicou o livro de crónicas “Notícias de Babilónia e Outras Metáforas”, em 2018, publicou o romance “Do Amor e da Guerra – Fragmentos” e, em 2019, o livro de Poemas “O Perfil dos Dias” (Prémio Adriano Moreira promovido pela CTAD). 

Os últimos livros têm a chacela Modocromia.

 
Leia mais
Goncalo Martins Goncalo Martins

José da Costa Oliveira

José da Costa Oliveira nasceu em 1945 num pequeno e isolado lugar da freguesia de Refojos do concelho de Cabeceiras de Basto. Vivia-se a crise do final da segunda guerra mundial. Foi o primogénito de um casal de agricultores de parcos recursos que viria a ter mais quatro filhos.

Terminada a quarta classe que, apesar das dificuldades dos pais, fizera com distinção, passou toda a sua adolescência, e parte da juventude, exercendo a actividade de pastor e trabalhador agrícola.

Iniciou os estudos liceais quando tinha 22 anos e cumpria o serviço militar obrigatório. Aos 34 anos, já a trabalhar numa reputada entidade bancária, licenciou-se em Economia pela Universidade do Porto. Aos 55 anos fez uma Pós-Graduação em Finanças, também na Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Em Outubro de 2023, recebe o Grau de Economista Conselheiro, outorgado pela Ordem dos Economistas.

Tem trabalhado como Economista em quase todos os sectores de actividade, desde a banca ao sector associativo, passando por indústrias como a metalúrgica, a têxtil e a da construção civil e obras públicas.

Actualmente, exerce a actividade de consultoria económica e financeira em regime de profissão liberal.

Numa atitude de perfeito amadorismo, tem vindo a escrever textos de etiologia diversa, para um jornal desde Setembro de 1998.

 
Leia mais
Goncalo Martins Goncalo Martins

Fábio Cordeiro Negrão

Fábio Cordeiro Negro, nascido no Rio de Janeiro, em 1973. É tecnólogo em processamento de dados pelo Colégio Santo Alberto Magno. Por 5 anos trabalhou com tecnologia no Brasil e em Portugal. Voltando ao Brasil, depois de passar 4 anos em Portugal, resolveu mudar de carreira e fazer Bacharelado em Educação Física, na Universidade Estácio de Sá. Trabalhou em algumas Academias (ginásios) no Brasil e em Portugal. Viajou pela América do Sul, de bicicleta, por 2 anos, onde escreveu um livro dessa incrível experiência de vida. Em 2013, entrou no ramo da fotografia, que virou uma paixão. Em 2018, em Taiwan, descobriu o drone e começou a fotografar com ele e levá-lo para suas viagens. Um vídeo feito com drone foi selecionado para participar do “Toró: é tudo tanto”, junto com outros artistas brasileiros, no Auckland Museum, na Nova Zelândia, em 2023. Algumas de suas fotos estão disponíveis na City of Arts, no Metaverso Adastra, como arte digital NFT. Desde 2021 trabalha também com sua arte fotográfica no blockchain. Escreve algumas poesias como forma de expressão.

 
Leia mais
Goncalo Martins Goncalo Martins

Ana Matos

Ana Maria Pereira Ferreira de Matos, nascida na Apúlia a 3.6.1954.

Filha de António Ferreira e de Vitalina da Conceição Pereira Ferreira. Fez o curso do Liceu no Instituto de Odivelas. Licenciou-se em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa em 1978.

Fez as especialidades de Ginecologia e de Obstetrícia na Maternidade Dr. Alfredo da Costa, onde trabalhou entre 1983 e 1994.

Trabalhou no Hospital e no Centro Clínico dos SAMS entre 1994 e 2020. Coordenou a Unidade de Colposcopia e laser, que se dedica à patologia do tracto

genital inferior (TGI). É colaboradora no Hospital da CUF Descobertas, desde 2005, na Unidade de Colposcopia e laser.

Tem privilegiado a actividade profissional na prevenção do cancro do colo do útero. Como gostos pessoais tem a leitura, a escrita e as viagens.

É casada, tem dois filhos e uma neta.

Vive em Lisboa.

 
Leia mais
Goncalo Martins Goncalo Martins

Alexandra Dias

Do avô Francisco herdou a fé, a honestidade, a humildade, a lealdade, a generosidade, o respeito pelo próximo, e a graça do amor incondicional. Da avó Joaquina herdou a coragem e a resiliência. Do bisavô materno herdou a persistência, a capacidade de sonhar e de concretizar os seus sonhos. Da bisavó materna e da tia Mami herdou o brio, o encantamento, e o gosto pelos trabalhos manuais.

Nasceu com o brio e o gosto de fazer bem feito, da excelência, do certo, e do tempo “certo”.

Apaixonada pelo conhecimento, pela arte, pela música e pela melodia das palavras. Fascinada por música clássica, e pelo processo criativo que envolvem a pintura e a escrita.

Encanta-se com a arte de juntar palavras, e é assim que constrói os seus poemas e escreve os seus livros.

Vive a vida com base no amor e espírito de entreajuda, e com todas as cores do arco-íris.

Com 41 anos de carreira profissional dos quais os últimos 20 anos enquanto empresária, empreendedora e freelancer.

Escreve desde 2009 com 5 livros editados, sendo o último livro uma obra poética.

Pinta desde 2021 sobre a orientação brilhante e generosa partilha de conhecimentos do Mestre Gabriel Garcia, no Atelier das Almas, em Lisboa.

A pintura e a escrita são amores maiores.

A voz que norteia a sua caminhada é a voz do coração.

A luz que ilumina a sua caminhada é a da fé e a do amor.

 
Leia mais
Goncalo Martins Goncalo Martins

JJ Sebasttião

JJ Sebasttião é licenciado em Letras pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com formação profissional na área do Jornalismo pelo CENJOR (Portugal). É facilitador de grupos certificado pelo IEFP (Portugal) e pela Associação Arisco (Portugal). Tem Certificação Internacional em Coaching com Inteligência Emocional Aplicada, pela Certified Coaches Federation (Canadá) e pela Escola de Coaching ECIT (Portugal). É especialista em Liderança e Gestão de Equipes, com mais de 18 anos de prática organizacional na Europa e no Brasil (onde residiu por 12 anos). Tem Certificação Internacional em Constelações Sistêmicas pelo Elsever Institute (Brasil), Centro Constela e Systemic Ibero-American University (México).

Tem formação nas áreas de Dinâmicas de Grupos, Nova Psicologia, Física Quântica Aplicada ao Desenvolvimento Pessoal, Cura do Ponto Zero, Mestrado em Reiki, Magnified Healing®, Jin Shin Jyutsu Auto-Aplicação, Meditação, Mesa Radiônica da Ascensão, Hipnoterapia, Massagens Terapêuticas, EFT®, Access Bars e Access Processos Corporais® e Astrologia Clássica. Trabalha entre 1999 e 2013 como Palhaço Profissional – membro da Companhia Internacional de Circo do Coliseu do Porto (Portugal), www.coliseu.pt, nos anos de 2008 e 2009 – formado com Alex Navarro, palhaço do Cirque du Soleil, www.cirquedusoleil.com e Caroline Dream, formadora de performers do Cirque du Soleil.Participa paralelamente, como facilitador, em vários projetos de Educação pela Arte em contexto social entre 1999 e 2009, bem como workshops para crianças e jovens na área das artes circenses, do teatro, da música, do clown e da expressão corporal, pela Lisbon Film Orchestra, www.lisbonfilmorchestra.pt, em Portugal.Desde 2005, vem se dedicando ao universo terapêutico e ao desenvolvimento da consciência espiritual, bem como à dinamização de cursos, workshops, vivências e palestras para vários públicos na Europa e no Brasil, levando o seu trabalho para empresas, câmaras municipais, prisões, escolas, hospitais e clínicas terapêuticas.

Foi, entre 2012 e 2024, o diretor financeiro e coordenador de atividades da ON Terapias Holísticas,www.onterapiasholisticas.com.br, espaço de saúde alternativa e holística situado na cidade de Franca, estado de São Paulo, no Brasil.Criador e coach do projeto Academia de Líderes© entre 2015 e 2018, implementado no Consórcio Luiza – 2ª Melhor Empresa para Trabalhar no Brasil e 6ª Melhor da América Latina, eleita pelo Great Place To Work e Revista Época/Globo em 2016.Participa numa coletânea de astrologia ''Retratos Astrológicos de 100 Portugueses Famosos'' em co-autoria com Helena Avelar e Luís Ribeiro, Editora Nascente, 2011, em Portugal. Letrista do projeto de World Music RioLisboa, www.riolisboa.com, com participação nos CD’s da banda ''Aqui e Ali'' e “Moça Morena. Edita o seu primeiro livro ''A Beleza Salva o Mundo - Uma Viagem Poética da Alma''  Chiado Editora, 2014, em Portugal, Brasil, Angola e Cabo Verde.Lança em 2017, no Brasil, o seu segundo livro ''Líder Quântico e seus 9 poderes internos'' pela Matrix Editora.

 
Leia mais
Goncalo Martins Goncalo Martins

José Augusto Marques

José Augusto Marques, natural do concelho de Castro Daire, é sacerdote da Diocese da Lamego desde 1989 onde tem assumido diferentes missões pastorais. Foi responsável pelo Pré-Seminário, Diretor Espiritual do Seminário Menor de Resende, Professor e Diretor Pedagógico do Externato D. Afonso Henriques, em Resende. É pároco das paróquias de Resende e Felgueiras (Resende) desde 1995.

É autor dos livros “Um presente de Natal” (2005), “Um presente de Sabedoria” (2006) e “Natal tempo de Graça” (2022), editados pelas Edições Salesianas.

 
Leia mais
Goncalo Martins Goncalo Martins

Emílio Magro Martins

Emílio Magro Martins nasceu em 1938, em Segura, uma pequena aldeia raiana da Beira Baixa no concelho de Idanha-a-Nova. Era na altura, tempo em que a sombra da segunda guerra mundial se aproximava. Ali aprendeu as suas primeiras letras, e viveu o amargo trabalho do campo, até que em 1957 ingressava na vida militar, que lhe ia permitir, embora num curto espaço de tempo, frequentar o curso nocturno na Escola Comercial Veiga Beirão em Lisboa, criando assim um pequeno impulso, para se poder lançar um pouco mais longe, do que aquilo que não lhe foi possível anteriormente.

Em Março de 1961, segue rumo a Moçambique permanecendo em Lourenço Marques, e novamente aproveita o tempo disponível onde chega a frequentar a secção de letras do antigo 5° ano do liceu, mas em Maio de 1964, mais uma vez é obrigado a seguir para o Norte de Moçambique, onde começava a desenrolar-se o campo de batalha da guerra colonial nesta ex-província ultramarina. Até que em Outubro de 1964, pede para regressar à Metrópole, e desembarca em Lisboa a 21 de Dezembro desse mesmo ano.

Empregado alguns meses em Lisboa, mas movido pelo espírito de aventura, decide emigrar para França, onde pôde continuar a enriquecer literariamente. Hoje reformado, aproveita do melhor que pode, para pôr em evidência tudo o que aprendeu através da palavra escrita.

 
Leia mais